top of page

O que é permitido levar para o dia do Enem 2020?

Falta menos de um mês para o exame mais esperado pelos estudantes brasileiros que sonham em sair da escola direto para a universidade: o Enem. Com quase 6 milhões de inscritos para as duas modalidades do Exame Nacional do Ensino Médio, a impressa e a digital, a prova vai decidir o futuro profissional de jovens estudantes de escolas públicas e privadas de todo país. Nesse sentido, entender o que é permitido levar para o dia do Enem 2020 é fundamental.

Afinal, o exame requer que os candidatos se desloquem até os locais de aplicação para realizarem da prova e, diante da pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um pacote de medidas com a finalidade de evitar a transmissão e contágio pelo vírus nos dias do exame. A versão da prova impressa vai ser realizada nos dias 17 e 24 de janeiro, e a digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro


Entre as medidas, está o uso obrigatório de máscaras de proteção, implicando na eliminação daqueles que não a cumprirem. Além disso, caso o candidato esteja com a Covid ou outra doença contagiosa, ele pode realizar o exame em outra data. Para aqueles que fazem parte dos grupos de risco, o MEC reservou salas especiais. Segundo dados do ministério, o número de locais de aplicação das provas impressas foi ampliado para mais de 200 mil salas, 53 mil a mais do que a última edição do Enem.

E, se você faz parte dos milhões de alunos que vão realizar o exame, fique de olho em como se organizar, entendendo o que é permitido levar para o dia do Enem 2020, desde a documentação, até a cor da caneta.


Continue e leitura! 

Documentos

O candidato inscrito no Enem precisa, obrigatoriamente, apresentar um documento oficial e original de identificação com foto. Lembrando que, nesse caso, a carteira de estudante não será aceita como documento oficial, assim como cópias de documentos, nem mesmo as que estiverem autenticadas.


Para não restarem dúvidas, entenda que documentos de identificação são válidos para identificação no dia do exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP):

  1. Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;

  2. Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;

  3. Carteira de Registro Nacional Migratório, que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio e 2017;

  4. Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;

  5. Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;

  6. Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, conforme Lei nº9.474, de 22 de julho de 1997;

  7. Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;

  8. Passaporte válido.


O que mais é obrigatório?

Além do documento original de identificação com foto, o candidato deverá levar alguns outros itens indispensáveis para o dia da prova.

São eles:

• Declaração de Comparecimento Enem 2020 impressa;

• Cartão de confirmação de inscrição;

• Caneta esferográfica na cor PRETA e com o tubo transparente.


O que não é obrigatório, mas é permitido?

  1. Um lanchinho para matar a fome na hora da prova (frutas, barrinhas de cereais, entre outros, são indicados);

  2. Garrafa de água, desde que seja uma garrafa transparente e sem rótulo.


O que NÃO levar no dia do Enem 2020?

Alguns objetos não são permitidos no dia da prova. Caso o candidato os leve para a sala de aplicação do Enem, ele poderá ser eliminado imediatamente.

Saiba o não levar para o dia prova:

• Caneta que NÃO seja esferográfica de cor preta e tubo transparente;

• Aparelhos eletrônicos (telefones celulares, smartphones, calculadoras, tablets, agendas eletrônicas, etc);

• Óculos escuros;

• Livros e anotações;

• Lápis ou lapiseiras;

• Bonés, gorros e similares;

• Fones de ouvido;

• Chaves e relógios.

Lembrando que, além do que é permitido e do que é proibido levar para o dia do Enem, é fundamental ficar atento a outros pontos essenciais, como chegar com antecedência ao local de prova, pro exemplo. Os portões serão abertos às 12h e fechados, sem exceção, às 13h (horário de Brasília). Por isso, se organize, saia de casa cedo e não se atrase, pois um minuto pode ser crucial. As informações sobre os horários estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem.


Comments


bottom of page